Os Pontos de Leitura são Gelotecas (geladeiras velhas reaproveitadas como armários de livros) que o Clube Tamboril doa para associações que prestam serviços comunitários na área da cultura, educação ou assistência social. Junto com as Gelotecas, cada instituição parceira recebe um acervo de livros e gibis doados pelos leitores.
Em locais inusitados, como o galpão de uma reciclagem, o corredor do mercado municipal ou o hall de entrada de um sindicato, a gente cria uma biblioteca que atende à comunidade, oferecendo mais do que livros para empréstimos.
Nesses pontos de leitura são realizadas oficinas diversas, rodas de conversa, contação de histórias, cinema comentado, e outras atividades.
As atividades desenvolvidas nos Pontos de Leitura fortalecem os vínculos comunitários e contribuem com o acesso à cultura e à educação.
Quando criamos o primeiro Ponto de Leitura, em Pirapora no ano de 2015, não imaginávamos que o projeto iria render tantos frutos frutos e tantas parcerias incríveis.
Hoje, temos como parceiros o Grupo de Percussão Baticundum, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pirapora (SINDIPIRA), o Mercado Municipal, a Associação dos Catadores e Recicladores de Pirapora (ASCARPI), a Associação Amaê Berimbarte e o Cursinho Revolucionando Pensamentos.
A articulação dessa rede de agentes comunitários engajados e instituições tão atuantes em diferentes áreas é o nosso maior orgulho e um motivo para comemorar.
Para celebrar o projeto Pontos de Leitura e as parcerias surgidas a partir desse projeto, a gente realizou em setembro de 2019 a 2ª Edição do Encontro dos Pontos de Leitura.
Não dá pra descrever todos os momentos que vivenciamos nos dois dias de programação. Mas, as imagens desse post darão uma ideia do que foi o nosso encontro.
Na Biblioteca Comunitária Tamboril, recebemos crianças e jovens para uma roda de conversa sobre Educação Integral e Empreendedorismo Social. Além do bate-papo, tivemos apresentações artísticas e roda de capoeira.
Também teve contação de histórias com a Turma da Tia Moranguinho.
Reunimos artistas de Pirapora e Buritizeiro (MG), Recife (PE), Brasília (DF) e Valparaíso (GO) em um grande sarau que começou na Praça, na sexta-feira a noite, e encerrou no sábado, na Biblioteca Comunitária, onde, além de muita música, tivemos o lançamento de literatura de cordel do poeta popular Gardel.