Projeto que busca destacar a literatura afro-brasileira e estrangeira, escrita por negros e onde o negro ocupa um papel de protagonista. Trabalhando com esses livros, buscamos contribuir com a desconstrução de estereótipos, suscitar o debate sobre as questões do negro na sociedade e ampliar a representatividade de escritores, ilustradores e personagens pretos que podem ser importantes referências e inspirações para crianças, jovens e leitores adultos. Os participantes do projeto são leitores, educadores e artistas envolvidos e interessados na causa do protagonismo negro na arte e na literatura, em prol, sobretudo, da promoção de um referencial que contribua com desenvolvimento da autoestima e o protagonismo das crianças e jovens negros negras.
Entre as atividades do projeto, estão os grupos de estudos, capacitação e de troca de experiências com educadores (as) de escolas públicas e comunidade. As formações tem por objetivo contribuir com uma educação antirracista e ampliar o repertório de narrativas afroreferenciadas entre os profissionais da educação e de OSCs que atuem na área socioeducativa. Outras atividades do projeto são: o Sarau Nós por Nós e o Sarau Negra Ideia; o incentivo à leitura de autores e autoras negros (as); a contação de histórias de origem africana e de autores afro-brasileiros; as atividades lúdicas, como a confecção de máscaras e rodas de brincadeiras de origem afro-brasileiras; rodas de conversa; clube de leitores; cinema comentado; entre outras onde práticas onde emergem questões como empoderamento, representatividade, políticas afirmativas, inclusão social, arte e estética negra, preconceito e discriminação racial, dentre outros assuntos relevantes. O que o projeto ensina para crianças e jovens negros é: seja autor da sua própria história, caso contrário à sociedade vai falar por você!
Entre as atividades do projeto, estão os grupos de estudos, capacitação e de troca de experiências com educadores (as) de escolas públicas e comunidade. As formações tem por objetivo contribuir com uma educação antirracista e ampliar o repertório de narrativas afroreferenciadas entre os profissionais da educação e de OSCs que atuem na área socioeducativa.
Outras atividades do projeto são: o Sarau Nós por Nós e o Sarau Negra Ideia; o incentivo à leitura de autores e autoras negros (as); a contação de histórias de origem africana e de autores afro-brasileiros; as atividades lúdicas, como a confecção de máscaras e rodas de brincadeiras de origem afro-brasileiras; rodas de conversa; clube de leitores; cinema comentado; entre outras onde práticas onde emergem questões como empoderamento, representatividade, políticas afirmativas, inclusão social, arte e estética negra, preconceito e discriminação racial, dentre outros assuntos relevantes.
O que o projeto ensina para crianças e jovens negros é: seja autor da sua própria história, caso contrário à sociedade vai falar por você!