Em outubro de 2015, o Clube Literário Tamboril criou o primeiro Ponto de Leitura, uma Barraca de Livros na Feira de Artesanato da Praça Cariris, no Centro da cidade. À medida que a população aderiu ao projeto, com a doação de livros, participação em saraus, rodas de conversa e outras ações, foram criados outros Pontos de Leitura, que são minibibliotecas comunitárias autogeridas, geralmente instaladas em estruturas alternativas como banca de cachorro-quente ou geladeiras recicladas e transformadas em armário de livros.
Cada um desses Pontos de Leitura está instalado em espaços públicos ou comunitários, sendo a população corresponsável pela gestão do acervo e realização de atividades. As Gelotecas já estiveram na Casa de Cultura Afro Gerais (2016), no CAT – Serviço de Atendimento ao Turista (2016-2017) e na Praça dos Cariris (2015-2017). Atualmente, o projeto conta com a parceria da Associação Baticundum, AFAP – Associação Faces da Arte de Pirapora, Casa de Proteção Dr. Carlos, Mercado Municipal, ASCARPI – Associação dos Catadores e Recicladores de Pirapora e SINDIPIRA – Sindicato dos Servidores Públicos de Pirapora. Cada uma das instituições parceiras possui um espaço reservado para a instalação da minibiblioteca que tem início a partir de campanha de arrecadação de livros junto à comunidade. A partir daí, alunos de escolas públicas da comunidade e outros moradores se beneficiam com o novo espaço cultural e com o acervo.
Voluntários se revezam para garantir a realização de atividades formativas, artísticas e literárias nesses locais. Assim, além de empréstimo de livros, os Pontos de Leitura podem oferecer uma programação de oficinas, sessão de contação de histórias, rodas de conversa, saraus, etc.
